top of page

O Nojo/Aversão


Emoção que se caracteriza por uma sensação de repulsa, de evitar algo, que consideramos perigoso, repugnante ou contagioso. Tem como principal função a rejeição, assegurando o bem estar da nossa espécie. Embora tenha uma conotação negativa, esta emoção pode ser bastante positiva, pois na realidade pode rejeitar estímulos que possam provocar uma intoxicação (não só alimentares, mas também sociais). É através dos 5 sentidos que percecionamos esta emoção. Embora de facto o paladar seja o sentido principal, todos os outros sentidos ( visão, cheiro, tato e audição) desempenham um papel importante na forma como vai despoletar a emoção do nojo, traduzindo-se depois numa atitude de repulsa/aversão. É muito fácil identificar quando alguém está a experienciar esta emoção, pois tem uma expressão facial bastante característica: franzir o nariz (fechando as fossas nasais para evitar um odor), contração dos lábios (ou cerrando ou colocando-os numa posição de quase vocalização da palavra "nhac"). Como todas as outras emoções, o nojo também desencadeia alterações fisiológicas, tais como:

  • Mau estar geral

  • Náuseas e/ou vómitos

  • Aumento da frequência respiratória e cardíaca

  • Falta de apetite

  • Tensão muscular

É na região do córtex cerebral que esta emoção tem inicio ( estimulação dos neurónios da ínsula). É uma emoção que a nível de sensação e expressão é universal.

As crianças começam a experienciar esta emoção desde muito cedo, através da rejeição de alguns alimentos, que para eles tenham um sabor desagradável (isto também acontece, não pelo sabor, mas pela novidade do alimento - quando introduzimos a alimentação sólida). Esta experiência com a emoção é quase fisiológica, pois, só à medida que vão crescendo, é que ganham a consciência do sentido real desta emoção, como a compreensão de que não deverá ingerir determinados alimentos, pela sua natureza nociva ou perigosa.


Existe também a vertente de nojo social e nojo moral

  1. Nojo social - Preconceito relativamente a uma raça, gênero, orientação sexual, religião, entre outras. Nesta situação, a repulsa origina uma falta de empatia para condições diferentes da do indivíduo. A empatia é uma das características principais para uma grande inteligência emocional.

  2. Nojo Moral - Situações que reprovamos, tais como: roubar, mentir, trair, entre outras, poderá despoletar esta emoção.

Tal como outras emoções negativas, que estimula fobias especificas, o nojo poderá causar (se vivido intensamente e regularmente) problemas psicopatológicos, tais como: comportamentos obsessivo-compulsivo (nojo da sujidade, torna uma pessoa maníaca da limpeza), distúrbios alimentares (podem estar interligados á repulsa alimentar) e fobia social.


Foi útil esta informação?

Para mais informações entre em contacto.






 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2022 por KIDS LOVE ZEN. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page