top of page

As necessidades


O que são necessidades?


São estados de insatisfação, causado , pela falta de algo, necessário para o nosso bem estar físico e psicológico.


A pirâmide de Maslow, demonstra a hierarquia das 5 necessidades, definidas pelo psicanalista, na base da pirâmide, encontram-se as necessidades mais básicas, relacionadas com a nossa sobrevivência :

1- Necessidades fisiológicas - o ar, a água, a comida, o dormir, as roupas, etc.

2- Necessidades de seguranca - segurança na saúde, nos recursos, na casa, na família, no emprego, etc

3- Amor e Relacionamento - amizade, família, intimidade sexual, etc

4 - Estima - Autoestima, confiança, conquista, respeito dos outros e pelos outros, etc

5 - Realização pessoal - Moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, aceitação dos factos, etc.

Malow defende que um indivíduo só sente vontade de satisfazer a necessidade seguinte, se a anterior estiver sanada, ou seja, a motivação de realização de necessidades, desenvolve-se de forma gradual.





Porque as necessidades das crianças são tão importantes na parentalidade consciente e positiva?


Na parentalidade assumimos compromissos de cuidar, considerando em certa parte, responsabilidades e comportamentos que visam estimular o desenvolvimento da criança, respeitando sempre a sua integridade e validando que se trata de um ser único e independente. Desta forma, esse apoio deve ter em conta fatores protetores, como considerar quais as necessidades da criança.

Sabemos à partida, que na etapa de desenvolvimento dos 0 aos 2 anos, os pais serão os principais intervenientes de descodificação nesta função, visto que a criança não consegue verbalizar as suas necessidades. A única forma que o bebé tem de comunicar é através de sons e choro. Nesta fase, é como se os pais estivessem sempre em alerta, numa missão à qual não podem falhar, pois o seu bebé necessita deles. À medida que a criança se vai desenvolvendo e começa haver uma expressão através da fala dessas emoções, parece que os pais tendem a "perder" um pouco o papel de "agentes secretos". Acabam em parte por subestimar, pensando que se a criança necessitar de alguma coisa irá pedir. Na verdade, a criança não tem a maturidade para entender a complexidade de algumas necessidades, acabando por entrar em colapso emocional. As suas necessidades andam emparelhadas com as suas emoções, logo, se nós pais não estamos atentos aos sinais e não atendermos essa necessidade, o mais provável é ter uma criança "à beira de um ataque de nervos". Quando forem ter em conta estas necessidades, não se esqueçam da pirâmide de Maslow:

1° perceber se as necessidades fisiológicas estão validadas, em 2° as de segurança (necessidades basilares) , 3° as de amor e relacionamento ou pertença, 4°as ligadas à estima e por último a auto realização. Quando a criança atingir este último estádio, provavelmente não terá comportamento desafiantes. Não descuidar das necessidades de amor e relacionamento, onde encaixam os aqui a conexão, valor muito importante para o relacionamento entre pais e filhos. Quando existe uma ausência deste valor, a criança irá adotar comportamentos provocadores.

Estas práticas parentais, onde se adota comportamentos e atitudes atentas às necessidades, promove não só a socialização da crianca, como reduz comportamentos apelidados de "indesejados" e favorece comportamentos adequados.


Não te esqueças de que, quanto mais desafiador for o comportamento da criança, maior a necessidade dela!


E tu?

Já pensaste nas tuas necessidades hoje? Já lhes deste a devida importância?





 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post

©2022 por KIDS LOVE ZEN. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page