top of page

Método Laser


Quando observamos as crianças, conseguimos identificar padrões de comportamento, aliados a necessidades emocionais. O método Laser mostra-nos padrões de cor, aliados a energias "comportamentais" do momento. Este ,método, classifica as crianças/pessoas por cores. São 4 energias: a verde, azul, laranja e vermelha. Cada energia está interligada a necessidades. Quando estas necessidades, não são identificadas e preenchidas, manifestam-se comportamento que vão refletir essa carência. Como são as crianças de cada energia?

  1. Criança Verde

Valorizam a família e o estar em família. Gostam de contacto físico: beijinhos, abraços, carinho, meiguices. São muito preocupadas com os outros, de certa forma bastante empáticas, ficam tristes se quem as rodeia estão tristes. São meigas, emocionais, sensíveis e pensadoras. As suas necessidades são a conexão e a de pertença. Necessitam de dar e receber amor, assim como colo. Quando vivemos com uma criança assim, é necessário criar momentos de conexão individual ( estar só para elas): ver um filme agarradinhos, jogar um jogo, fazer um passeio a dois, etc.

Como as ajudar? Promover a conexão diária, demonstrando carinho e afeto através do contacto físico e da verbalização. Envolver estas crianças nas tarefas de casa.

O que fazer numa situação desafiante? Verificar se tem estado o tempo suficiente com ela ( tempo de família), se tem demonstrado afeto suficiente.




2. Criança Azul


É uma criança que necessita de rotinas para se sentir segura. Quando pretendemos alterar essa rotina, por algum motivo, deveremos avisar com antecedência este tipo de criança. Gosta de questionar tudo o que irá fazer, pois desta forma se sente segura, e se não lhe responder a estas questões, irá surgir um momento muito desafiante para esta criança. São reservadas, intelectuais e analíticas. Geralmente gostam de brincar sozinhas, preferindo brincadeiras calmas. Não gostam de ser o centro das atenções. Podem ser rotuladas de tímidas e criticas. As necessidades deste tipo de criança são: a segurança e o conhecimento. Sentem-se mais seguras e tranquilas quando têm certezas. São crianças que gostam de organizar, muitas vezes podem o fazer através de uma organização, por exemplo de brinquedos, por cores ou ordem alfabética. É muito importante para elas, o planeamento familiar e anteverem os acontecimentos.

Como as ajudar? Envolver-se com a criança em atividades intelectuais (puzzles, desafios, quebra-cabeças), planear os acontecimentos com ela, oferecer a rotina.

O que fazer numa situação desafiante? Questionar se tem estado presente o estímulo intelectual. Questionar se esta criança tem tido tempo sozinha e se tem surgido demasiadas novidades no seu dia-a-dia.



3. Criança Laranja


É extrovertida, simpática, gosta de novidades, é dinâmica, gosta de novas experiências e desafios. Detesta a rotina. Gosta de conhecer pessoas, locais novos. São conversadoras e não gostam de brincar sozinhas. Podem ser bastante inquietas, com dificuldades em permanecerem sentadas no mesmo sítio a fazerem a mesma coisa durante horas. São destemidas e por isso, muitas vezes se magoam com frequência. As suas necessidades são: experiência e novidade. Para esta criança estar recetiva, devemos satisfazer as suas necessidades. Primeiro deverá brincar, correr, salta, explorar e só depois se sentar para executar uma tarefa ou uma atividade. É uma criança com uma enorme quantidade de energia.

Como as ajudar? Promover brincadeiras ao ar livre. Surpreende-las. Fazer brincadeiras com ela.

O que fazer numa situação desafiante? Devemos nos questionar se esta criança teve demasiados momentos de rotina, se a estamos a controlar demasiado, se brincamos em conjunto com ela ou se estamos a ter uma preocupação em demasia.



4. Criança Vermelha


Necessita de reconhecimento e de se sentir importante. Gosta de ser o centro das atenções. São líderes por natureza, adoram elogios, são competitivas e muito autónomas. As suas necessidades são: a importância e o reconhecimento. Estas crianças gostam de estar á frente de tudo, como liderar tarefas, de desafios e de lhes darem responsabilidade. Sempre que fazem algo, têm de ser reconhecidas. Podem ser rotuladas de egoístas, exigentes e rudes. Gostam de se sentir especiais, únicas, importantes e acima de tudo desejadas.

Como as ajudar? Atribuir responsabilidade, promover a sua independência, desenvolver a autoestima e autoconfiança.

O que fazer numa situação desafiante? Verificar se temos reconhecido esta criança. Se está de facto a assumir responsabilidades que são dela e se lhe estamos atribuir a independência que ela necessita.


Todos nós temos estas 4 energias, mas 2 são predominantes. Estas necessidades, contudo, podem modificar com o tempo ou com a fase de desenvolvimento da criança. Numa família há uma mistura de energias. Devemos, por isso, identificar qual a energia dominante satisfazendo as necessidade que estão associadas a ela, minimizando assim os conflitos. Quando assumimos este papel de detetive ( de identificar as energias e as necessidades) estamos a melhorar as relações.

Este modelo é baseado em meta programas da PNL ( Programação Neurolinguística) para obter uma descrição de padrões comportamentais.

Agora que já ficou a conhecer o significado de cada cor, de cada energia, poderá se questionar: Quais são as suas cores dominantes? E as cores da sua ou suas crianças? Qual a cor dominante da família? Como pode fazer o equilíbrio entre as suas necessidades e as da sua criança).

Vista a sua pele de detetive. Boas descobertas!





 
 
 

留言


Post: Blog2_Post

©2022 por KIDS LOVE ZEN. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page