Emoções básicas
- Kids Love Zen
- 1 de fev. de 2022
- 3 min de leitura

Depois de falar acerca das 5 emoções básicas ( o medo, a alegria, a raiva, a tristeza e o nojo), podemos constatar que, cada emoção tem determinados objetivos, específicos, orientados para preservar a sobrevivência da nossa espécie. Determinam também, um papel fundamental na nossa vida, visto que influenciam todas as dimensões da nossa existência. São importantes não só a nível pessoal, mas inclusive na interação com os outros, vida profissional e nas crianças tem um carácter muito importante e fundamental para as suas aprendizagens. Sem as emoções, nós, seres humanos, iriamos agir de forma impulsiva, eufórica, sem sentido nem planeamento. Já imaginou um mundo assim?
Quais são então as funções das emoções?
Resolver problemas que ameaçam a nossa sobrevivência;
Inibir as reações a determinados estímulos irrelevantes;
Conduzir a ação contra o que considera como perigoso;
Alertar perante alguns possíveis perigos e coisas boas;
Preservar a vida;
Comunicar o que se está a sentir no momento;
Perante uma ameaça as emoções tomam o controlo e agem na defensiva, onde a vontade e a razão não participam no momento;
Funcionam como principal sistema e fonte de motivação;
Organizam a perceção, o pensamento e os comportamento;
Esta organização auxilia no desenvolvimento da personalidade;
Ajuda a perceber que as pessoas têm diferentes reações, perante situações semelhantes.
A escola e as funções das emoções como papel de aprendizagem nas crianças
Relativamente à escola, antigamente fazia-se a separação entre as emoções e a cognição. Na escola do século XXI, já não deveria acontecer tal circunstância, pois juntas (emoções e cognições) é que promovem a aprendizagem. Muitos alunos com dificuldades de aprendizagem, ficam em grande sofrimento emocional, pois não conseguem responder ás expectativas delineadas pelas escola. O segredo do sucesso escolar, passa muito pelo envolvimento emocional na aprendizagem e pelas relações interpessoais entre aluno e professor. Este processo de aprendizagem não deve lesar o aluno, gerando vestígios emocionais de ameaça, desconforto, insegurança ou medo. Quando isto acontece, o acesso ás funções cognitivas de planificação, retenção, execução e monotorização ficam limitadas e bloqueadas, comprometendo o processo de aprendizagem.
Quais as funções das emoções na aprendizagem da criança?
Guiar e suportar as funções adicionais;
Captar a atenção e ajudar na memória;
Desencadear vínculos que fortalecem as funções cognitivas;
Permite a avaliação e julgamento das consequência das ações;
Podem tornar algo difícil em desafios interessantes;
Quando se aprende com a emoção (coração), aprende-se com mais facilidade;
Confere suporte básico afetivo ás funções cognitivas e executivas.
Expressão e Comunicação das Emoções
Se uma das funções das emoções é comunicar aos outros o que estamos a sentir, é importante compreender como se expressam habitualmente e como comunicam as emoções. A expressão pode ser diferente de cultura para cultura, e de certa forma, poderá condicionar uma pessoa decifrar as emoções de indivíduos com culturas diferentes. Embora isto possa acontecer, tendencionalmente elas são universais, principalmente as básicas.
As emoções manifestam-se por expressões:
A expressão não verbal
expressão facial
postura corporal
tom de voz
silêncios
contato visual
Expressão facial - É a expressão mais fácil de identificar as emoções vivenciada pelos outros, pois é o mais imediato dos sinais emocionais. É através do rosto que também temos uma ideia da intensidade emocional (quanto mais "vincada" maior a emoção). A expressão facial é realizada através de 3 pontos do rosto: Testa, olhos e boca.
Postura corporal e gestos - Tónus muscular, movimentos corporais
Expressão vocal - Diferencia as emoções agradáveis das desagradáveis - Tom de voz, volume, velocidade de discurso, timbre.
Silêncios - Durante um diálogo pode significar tempo de reflexão, desconforto, abstenção, entre outros motivos. Ajuda e promove a escuta ativa.
Contacto visual - Quando existe contacto visual, prossupõe-se interesse, encorajando a continuação da conversa (pessoas com competências sociais e pessoais mais desenvolvidas, têm mais capacidade em manter o contacto visual).
É importante então frisar que as emoções ocorrem ao nível emocional, fisiológico, comportamental e cognitivo:
Emocional - emoção expressa
Fisiológico - alterações físicas sentidas ou demonstradas
Comportamental - atitudes, comportamentos expressados
Cognitivo - Pensamentos relacionados com a experiencia resultante dessa emoção
Existe também, de facto, a comunicação verbal destas emoções, que é igualmente importante, mas temos de considerar que 95% da nossa comunicação é não verbal. É de extrema importância expressar as emoções e os sentimentos, pois auxilia-nos a promover uma boa saúde física e mental (relacionam algumas doenças físicas como psicossomáticas - resultado da não expressão de emoções). Para que essa expressão aconteça, é necessário haver uma consciência acerca das mesmas. Mas este assunto ficará para uma próxima publicação.
Espero que tenha sido útil, e agora que tem já alguma informação acerca das emoções, podem começar a consciencializar e a ajudar as crianças a aceitar que elas existem e que fazem parte de nós.
Comentários