top of page

Alegria

Atualizado: 29 de jan. de 2022


É uma emoção positiva, associada a prazer, felicidade, satisfação, bem-estar, contentamento e gratidão.

É uma emoção que incentiva à ação. Tem a função de:

  • Facilitar o desejo de envolvência em atividades sociais, fortalece as relações interpessoais.

  • Tem uma função de "amenizar", tornando a vida mais agradável, permitindo a preservação do bem-estar psicológico.

  • Está interligada à reprodução

Sendo uma emoção básica, esta resulta de uma reação espontânea do organismo perante um acontecimento que a provoca. Este acontecimento produz algo positivo para quem o experiencia. Por exemplo, brincar no parque com os amigos, constitui um acontecimento relacionado com algo favorável (divertimento).


Por isso, a alegria é vivida como uma emoção básica, sendo ativada sempre que ocorre uma mudança de situação neutra ou negativa para uma situação positiva. Existem, várias situações que possibilitam vivenciar esta emoção.

Através das expressões faciais e corporais resultantes desta emoção, as pessoas tendem a ficar mais acessíveis à comunicação interpessoal, promovendo uma maior aproximação entre todos. A alegria, normalmente facilita a resolução de problemas e a criatividade e tende a atenuar os efeitos do stress.


Esta emoção potencializa a atividade no centro cerebral e inibe pensamentos negativos, potenciando um estado de tranquilidade , permitindo o corpo recuperar de estados mais negativos. A nível fisiológico há um aumento da frequência cardíaca, aumento do ritmo respiratório e uma aumento de endorfinas e dopamina (hormônios da felicidade). Quando experienciamos esta emoção o tom e volume da voz aumenta, assim como a velocidade da fala. A nível comportamental reflete-se em excesso de energia, manifestando-se nas crianças com sorrisos, pulos, entusiasmo, repetição verbal de uma mesma situação. Relativamente à sua expressão facial, o intercílio franze-se, as sobrancelhas e as pálpebras superiores e inferiores elevam-se, os olhos dilatam-se, as têmporas contraem-se, a raiz do nariz eleva-se e encorrilha, as zonas laterais do nariz elevam-se, as bochechas contraem-se, os cantos da boca alargam-se, esticam-se um para cada lado e aqui surge o sorriso.


É uma emoção muito importante para todos nós, uma vez que é responsável pela sensação de bom-humor e felicidade, aumentando um reforço imunitário no nosso organismo, ao contrario de outras emoções negativas que prejudicam a saúde física e psicológica.

Uma das características associadas a esta emoção, é que crianças felizes (ou até mesmo adultos) tem a capacidade de desenvolver mais e uma melhor autoestima.


Na verdade, quem não gosta desta emoção?

Do som que a faz acompanhar?

Sorrir é contagiante e faz bem á saúde!



.

 
 
 

コメント


Post: Blog2_Post

©2022 por KIDS LOVE ZEN. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page